Atitudes para Melhoria da Completidade da Sequência de Funções de Interpolação Empregadas na Formulação Quase-dual de Método dos Elementos de Contorno

Nome: ALLAN COSTA JARDIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2006
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador
WEBE JOÃO MANSUR Examinador Externo

Resumo: Um considerável avanço na aplicação do Método dos Elementos de Contorno (MEC) em muitas classes de problemas pertinentes à teoria de campo escalar foi introduzida por Nardini e Brebbia, quando apresentaram a Formulação da Dupla-Reciprocidade. Casos transientes, dinâmicos e convectivos puderam ser abordados. De modo geral, outras parcelas da equação de governo, além do Laplaciano, são consideradas como ações de domínio.
Recentemente, Loeffler e Mansur (2003) desenvolveram a técnica da Quase-Dupla Reciprocidade. Tal técnica utiliza-se de uma condição de incompressibilidade para transformar parte do termo que pode ser representado por integrais ao longo do contorno.
A parcela restante é aproximada por uma combinação linear de funções e, através de operações matemáticas, chega-se a expressão contendo somente integrais ao longo do contorno.
O presente texto sugere uma outra aproximação de domínio, mais completa, visto que as aproximações usuais não geram bons resultados em alguns casos nos quais fluxos ou forças sejam constantes. A expectativa é que o uso de funções mais complexas traga melhorias significativas na aplicação do método em todos os casos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910