Sobre a Influência da Carga Normal e do Tamanho da Partícula no Desgaste Abrasivo de Materiais Elastoméricos Empregados na Indústria de Beneficiamento de Minério

Nome: LIONEL LOIC LIMOL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/11/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador
FERNANDO LÁZARO FREIRE JUNIOR Examinador Externo
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Examinador Interno

Resumo: Materiais elastoméricos, como poliuretanos e borrachas, são empregados na indústria de beneficiamento de minério por causa das suas excelentes propriedades mecânicas e do seu valor moderado. Esses polímeros são empregados principalmente no transporte e no peneiramento do minério.
Trabalhos anteriores sobre o desgaste abrasivo de elastômeros relataram a influência de parâmetros importantes como o tamanho da partícula abrasiva, a distância de deslizamento e a carga normal. Entretanto, a maneira como esses parâmetros influenciam no volume desgastado não é clara.
Neste estudo, o comportamento no desgaste abrasivo de elastômeros de um grupo de poliuretanos e de borrachas foi investigado à temperatura ambiente segundo o método pino-tambor (ASTM D5963). Os ensaios foram realizados a uma velocidade de 26 cm/s, com cargas de 5 N e 10 N. Além disso, parâmetros topográficos das lixas de alumina utilizadas (granulometria de P400 até P60) foram adquiridos por perfilometria 3D.
Os materiais foram caracterizados pela dureza ShoreA e pelo método FTIR. Os micromecanismos foram investigados por MEV e relacionados a parâmetros topográficos das lixas de alumina.
A maioria dos poliuretanos mostrou ser mais resistente à abrasão do que as borrachas. Os mecanismos de desgaste tais como ondas de Schallamach, micro corte e formação de proa, variaram com o tamanho da partícula abrasiva e da carga. Pouca correlação entre dureza e desgaste foi observada.
Palavras-Chave: desgaste abrasivo seco, materiais elastoméricos, indústria mineral, tamanho de partícula abrasiva, poliuretano, borracha.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910