ANÁLISE de Sensibilidade dos Parâmetros de Entrada na Medição de Vazão em Escoamentos Bifásicos Através de Modelos de Dupla Queda de Pressão

Nome: ANDRÉ PIANISSOLLA ZORZAL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO RAMOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MÁRCIO COELHO DE MATTOS Coorientador
MARCIO FERREIRA MARTINS Examinador Interno
RAFAEL SARTIM Examinador Externo
ROGÉRIO RAMOS Orientador

Resumo: A medição de vazão em escoamentos multifásicos é um desafio tecnológico atual, apresentando desafios principalmente que concerne à incerteza de medição. Dentre as tecnologias aptas a inferir a vazão de cada fase em um escoamento multifásico, a técnica de dupla queda de pressão vem se destacando na indústria. Embora já em utilização no mercado, sistemas de medição multifásica que operam pela técnica de dupla queda de pressão ainda fazem uso de conhecimento proprietário. Com o objetivo de mensurar a incerteza de uma medição é importante conhecer a sensibilidade de cada variável em seu processo. Este trabalho está dedicado em avaliar a sensibilidade do diferencial de pressão na medição de vazão em escoamentos bifásicos gás-líquido quando é realizado pela técnica de dupla queda de pressão. A avaliação da sensibilidade das tomadas de pressão (parâmetro de entrada do modelo) foi realizada através de perturbações aleatórias e consequentes variabilidades na aferição da fração de gás e da vazão volumétrica total (parâmetros de saída) foram computadas. Uma variabilidade nas quedas de pressão com um desvio padrão (Deviation Ration - DR) de 1% retorna um DR para a fração de vazio de 2,69% a 9,33% e 1,15 a 8,02% para a velocidade dependendo da condição do escoamento. Foi observado que são encontrados DR maiores para a fração de vazio quando a fração de vazio é baixa (<0,5) e DR maiores para a velocidade quando a fração de vazio é alta (>0,5).

Palavras-chave: Medição de vazão. Escoamento multifásico. Escoamento bifásico homogêneo. Gás-líquido. Análise de sensibilidade. Variabilidade.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910