Evolução Morfológica, Microestrutural e de Dureza do Corpo, Contra-corpo e dos Debris no Desgaste Por Deslizamento de Aços

Nome: FERNANDA PERUZZO BENINCÁ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador
ROBERTO MARTINS DE SOUZA Examinador Externo
VALDICLEIDE SILVA E MELLO Examinador Interno

Resumo: O desgaste por deslizamento de aços ao carbono ocorre em diversas aplicações industriais e a compreensão dos fenômenos envolvidos neste processo se faz relevante tecnologicamente. Ainda há muitas lacunas a serem respondidas nos estudos sobre deslizamento de aço, especialmente no que diz respeito às partículas de desgaste (debris), sua formação, evolução e influência no processo de desgaste.
Foram realizados ensaios pino-disco (PLINT TE67 tribometer) à temperatura ambiente para os aços AISI 1020, AISI 1045 e AISI 1080 deslizando contra eles mesmos, com carga de 60 N e velocidade de deslizamento de 0,098 m/s, resultando em desgaste severo, dominado pela plasticidade e apresentando apenas debris metálicos durante todo o ensaio. Foram realizadas interrupções em determinados tempos de ensaio para medição de microdureza das trilhas de desgaste, medição de perda de massa das amostras e coleta de parte dos debris gerados para análise de morfologia e microestrutura.
A dureza média das superfícies dos pinos e discos aumentou após o desgaste no início do ensaio (primeira interrupção) e a dispersão das medidas de dureza diminuiu ao longo do ensaio, ou seja, as superfícies desgastadas tornaram-se mais homogêneas em relação à dureza. A taxa de desgaste para pino e disco diminui da primeira para a segunda interrupção e tende a permanecer constante para as demais interrupções. Os debris mostraram dureza média superior à dureza do material original das amostras e a dureza média não mostrou alterações consideráveis ao longo do ensaio.
O tamanho médio dos debris aumenta com a evolução do ensaio. Nas primeiras interrupções são encontrados apenas debris lamelares, mas a partir de certa distância deslizada são encontrados debris alongados em forma de hélice, mostrando que há alteração nos mecanismos de desgaste ao longo do ensaio.
Palavras chave: desgaste por deslizamento, ensaio pino disco, debris, mecanismo de desgaste.

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