Desenvolvimento de experimentos de Física com microcontroladores e materiais de baixo custos

Resumo: O Ensino de física experimental tem sido abordado em artigos em periódicos nacionais e internacionais para transpor obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é criar alternativas aos equipamentos comerciais que são extremamente caros e são inviáveis para muitas escolas do Ensino Médio no Brasil. Várias autores propuseram kits didáticos para auxiliar professores trabalhar os mais variados conceitos de física. Em paralelo, a comunidade científica também tem investigado como estes experimentos atuam na (re)estruturação conceitual.
Embora já exista uma comunidade de pesquisadores nacionais voltada ao desenvolvimento de projetos de instrumentação eletrônica de baixo custo, baseados em módulos sensores para uso em laboratórios didáticos de Ensino de Ciências, o número de projetos específicos sobre esses sistemas é pequeno e insuficiente para estimular professores e seus alunos do Ensino Superior, e até mesmo Ensino Médio, a replicarem tais projetos e construírem seus próprios equipamentos. Este projeto de pesquisa e inovação tecnológica tem por finalidade construir protótipos de equipamentos baseados em módulos sensores e microcontroladores que podem ser adquiridos com baixo custo de investimento. Os protótipos desenvolvidos como produto deste projeto deverão ter conexão direta com o computador, sendo possível a apresentação dos dados em tempo real coletados em uma experiência (Física em Tempo Real). Através destas ferramentas de laboratório, poderemos obter excelentes possibilidades de abordagens didático-pedagógicas que aliadas ao trabalho docente, junto com guias reflexivos de laboratório, tendem a levar o estudante a sentir-se estimulado ao envolvimento ativo na sua própria aprendizagem, a fazer prognósticos (esboços) do comportamento das grandezas físicas mensuradas, a discutir com os demais alunos em grupo e a estabelecer suas próprias conclusões. A utilização de sensores conjuntamente com sistemas de aquisição automática de dados em tempo real na construção de práticas de laboratório de Física representará uma inovação nas formas de ensinar e de aprender ainda muito pouco difundidas em nosso país, e contribuirá na difusão destas novas práticas experimentais integrando tecnologia, teoria e experimento.

Data de início: 01/05/2021
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado WESLEY MENELLI
Coordenador CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910