Summary: Este projeto dá continuidade a um projeto, financiado pela Vale, que permitiu a implementação de
infraestrutura de base para a compreensão e modelagem dos fenômenos físicos envolvidos na emissão de
poeira, assim como na avaliação quantitativa e qualitativa desta emissão, como e sem supressor,
desenvolvida pela UFPA e UFES (Moreira et al., 2020; Leão et al., 2021; Castro et al., 2022; Furtado et al.,
2023). A necessidade atual é a compressão dos fenômenos químicos e de superfície envolvidos no controle
da emissão de poeira, através da infraestrutura e competência instalada no CETEM, Centro de Tecnologia
Mineral (Peçanha et al., 2019; Albuquerque et al. 2021), além de estender esse conhecimento para o controle
de umidade. Também, a parceira com a UFES se estende com a infraestrutura de PIV (Particle |mage
Velocimetry) para a compreensão em detalhes dos mecanismos de arraste de poeira.
O projeto vem preencher uma lacuna para a especificação adequada de supressores de poeira em
função de seu tipo e de sua aplicação. Quanto ao tipo o projeto investiga os diversos tipos de supressores
existentes no mercado, como supressores umectantes, ligantes ou coesivos, aglomerantes e compostos.
Investiga em detalhes seus mecânicos de atuação com a higroscopicidade, aglomeração, heteroagregação, e
a ação de surfactantes, associados aos efeitos de carga, potencial Zeta e forças de superfície. Esses
mecanismos estarão diretamente correlacionados com avaliação da emissão de poeira, através de ensaios de
erosão eólica, de eficiência da supressão de poeira e da resistência mecânica dos supressores.
A compreensão desses mecanismos e sua correlação com a eficiência de supressão de poeira, a
partir de ensaios em torre de poeira, túneis de vento e de ensaios de resistência mecânica dos supressores,
permitirão a especificação adequada de tipo, concentração e dosagem dos supressores em função da
aplicação pretendida.
O projeto inclui a análise da forma de aplicação em função da aplicação dos supressores na forma de
spray em vias e pilhas, analisando a forma atual através de caminhões pipa e desenvolvendo especificações
adequadas de tipo de bico e distância de aplicação, pressão de processo e procedimentos de manuseio.
O projeto ainda estende os procedimentos de caracterização para avaliação de impermeabilizantes a
serem utilizados em vagões no sistema Norte, assim como a compreensão da ação de superabsorventes
para permitir o manuseio de materiais com alta umidade e grande dificuldade de escoamento, investigando as
suas possíveis consequências no TML e em estabilidade de pilhas
Starting date: 13/12/2024
Deadline (months): 36
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | MARCIO FERREIRA MARTINS |