Áreas de concentração/Linhas de pesquisa até 2024
Até o final do semestre letivo 2024/02, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEM/UFES) estruturava-se nas seguintes áreas de concentração e linhas de pesquisa:
Área de concentração: Ciências Mecânicas
Linhas de Pesquisa:
Dinâmica dos Fluidos
Sistemas e Processos Térmicos
Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados à Ciência e Engenharia
Área de concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais
Linhas de Pesquisa:
Corrosão
Materiais Avançados
Tribologia
Durante o ano de 2024, foi conduzido um processo de avaliação e reestruturação interna, em consonância com os relatórios da Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico. Esse trabalho envolveu diversas reuniões entre os docentes do programa e o colegiado, culminando na aprovação de uma nova organização das áreas "de concentração" e linhas de pesquisa, bem como na atualização da lista de disciplinas do PPGEM.
Como resultado desse processo, a partir do semestre 2025/01, o PPGEM passou a operar com a seguinte estrutura:
Área de concentração: Materiais e Processos de Fabricação
Linhas de Pesquisa:
Processamento de Materiais
Tribologia
Área de concentração: Mecânica dos Sólidos
Linhas de Pesquisa:
Métodos Matemáticos Aplicados à Mecânica dos Sólidos
Robótica, Controle e Automação
Área de concentração: Termofluidos
Linhas de Pesquisa:
Dinâmica dos Fluidos
Sistemas Térmicos e Energia
Essa nova estrutura busca alinhar o programa às tendências atuais da pesquisa em engenharia, fortalecer a identidade científica do PPGEM e ampliar sua contribuição para a formação de recursos humanos altamente qualificados.