O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Eventos PPGEM 2025

Eventos PPGEM 2025

====================

Seminário de Ciências Mecânicas – PPGEM/UFES - 30.06.25 - 18:30

Nesta segunda-feira, dia 30/06, às 18h30, teremos um seminário com o professor Rogério Ramos, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFES.

🌊 Tema: O monitoramento da vazão em tocha offshore e a redução de gases de efeito estufa
A palestra abordará tecnologias e estratégias voltadas para o controle ambiental em operações offshore, com foco na mitigação das emissões de gases poluentes.

💻 Online: Transmissão via Google Meet
🔗 Link disponível nos stories!

https://meet.google.com/txh-zhxw-rmt

====================

Seminário de Ciências Mecânicas – PPGEM/UFES - 23.06.25 - 19:30

📅 Data: 23 de junho de 2025
🕢 Horário: 19h30min
📍 Local presencial: Auditório do Prédio do Programa de Pós-Graduação em Física – UFES
💻 Acesso remoto: meet.google.com/txh-zhxw-rmt

Palestrante:
Dr. Tiago Bristt Gonoring
Pesquisador na ArcelorMittal Global R&D e ex-doutorando do PPGEM/UFES

Título da palestra:
Sobre a equação de encruamento ao comportamento plástico em tração uniaxial de metais baseada no expoente de encruamento instantâneo

Resumo:
A equação de encruamento desenvolvida pelo Dr. Tiago Bristt Gonoring baseia-se na definição do expoente de encruamento instantâneo e é composta pelo produto de duas funções exponenciais polinomiais: a função de encruamento normalizada, que descreve a forma da curva de encruamento, e a função amplitude de encruamento, que traduz essa curva para níveis de tensão específicos, considerando diferentes condições de contorno. O modelo utiliza coeficientes obtidos via ajuste polinomial dos dados experimentais em escala logarítmica e se mostrou altamente preciso na descrição do comportamento em tração uniaxial de aços inoxidáveis lean duplex 2304, apresentando curvas parabólicas e sigmoidais. A nova abordagem demonstrou excelente capacidade de predição para diferentes formatos de curvas de encruamento.

Participe e prestigie este importante momento de troca de conhecimento científico!

=================================================================

Seminário - 09.06.25 - 18:30 - NetES - Núcleo de Excelência em Termoeconomia e Energia Sustentável

No dia 09 de junho, às 18h30, na Sala 02 do Prédio da Pós-Graduação em Física (ao lado da Biblioteca Central), receberemos o Prof. Dr. José Joaquim Conceição Soares Santos para apresentar o trabalho do NetES – Núcleo de Excelência em Termoeconomia e Energia Sustentável.

O NetES é uma iniciativa interinstitucional sediada em Vitória que reúne pesquisadores da UFES, IFES, UVV, UCL e Multivix, com foco na descarbonização, transição energética e integração de fontes renováveis.

Venha conhecer os caminhos para uma energia mais limpa e eficiente! 💡🌱
📍 Esperamos você!

========================================================================

Seminário - 19/05 - 18:30 - Dispositivos Robóticos Inteligentes para Auxílio à Mobilidade, Monitoramento e Reabilitação de Pessoas com Deficiências

Na próxima segunda-feira, dia 19/05, às 18h30, teremos um seminário com o pesquisador Rafhael Milanezi de Andrade, Doutor em Engenharia Mecânica (PPGEM e PPGBIOTEC/UFES).

Tema: Dispositivos Robóticos Inteligentes para Auxílio à Mobilidade, Monitoramento e Reabilitação de Pessoas com Deficiências
O seminário abordará tecnologias como próteses, exoesqueletos e robôs voltados à reabilitação, desenvolvidos no Laboratório de Robótica e Biomecânica da UFES.

Presencialmente:

Sala 02 do prédio da Pós-Graduação em Física (Campus de Goiabeiras) - ao lado da Biblioteca Central

 Online: meet.google.com/txh-zhxw-rmt

Contamos com sua presença! Será uma ótima oportunidade para conhecer avanços em tecnologia assistiva e discutir suas aplicações na saúde

Obs: Os alunos do PPGEM matriculados na Disciplina de Seminários em Ciências Mecânicas deverão assistir o Seminário presencialmente. 

=====================================================================

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.