Novos Testes Computacionais Com a Formulação Com Dupla Reciprocidade do Método dos Elementos de Contorno em Problemas de Dinamicas

Nome: JEANDERSON COLODETE SESSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/05/2009
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE BULCÃO Examinador Externo
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador
FERNANDO CÉSAR MEIRA MENANDRO Examinador Interno
MARKCILEI LIMA DAN Coorientador
PAULO CÉSAR OLIVEIRA Suplente Interno

Resumo: Este trabalho apresenta e discute os resultados de testes numéricos envolvendo técnicas direcionadas ao aprimoramento da eficácia da formulação do Método dos Elementos de Contorno com Dupla Reciprocidade, aplicada aos problemas escalares de dinâmica, em particular ao fenômeno de propagação de ondas em meios elásticos.
As equações básicas da elastodinâmica são apresentadas neste trabalho na forma compacta da Equação de Navier, que é aplicada para alguns casos particulares, os quais foram discutidos nessa dissertação.
O tratamento matemático do termo espacial foi feito utilizando os fundamentos da Teoria das Equações Integrais e para o termo temporal empregou-se a técnica da Dupla Reciprocidade tradicional. A discretização temporal foi feita através de esquemas de avanço no tempo com amortecimento fictício, visando diminuir a ação dos altos modos de vibração mal representados. Esquemas de avanço no tempo como Houbolt e Wilson-θ são apresentados neste trabalho, junto com seus respectivos resultados.
A utilização de diferentes classes de funções de base radial na interpolação foi testada, avaliando seus resultados e comparações. Efeitos do refinamento da malha, introdução de pontos internos, valor do incremento do tempo, foram os principais fatores avaliados pelas simulações numéricas realizadas nesta dissertação, comparando seus resultados com a solução analítica disponível. O esquema de acréscimo de funções globais de Goldberg e Chen foi testado em dinâmica e seus resultados comparados com o efeito da introdução de pontos internos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910