Método de Caracterização Microestrutural da Junção Smba2cu3o7-δ Aço Inoxidável 304l Por Imageamento

Nome: VICTOR LUIZ GRIPA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Orientador
JESUALDO LUIZ ROSSI Examinador Externo
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Examinador Interno

Resumo: Por serem duros e frágeis, os materiais cerâmicos supercondutores são limitados em aplicações tecnológicas que os submetem a estresses elétricos e térmicos, como um dispositivo limitador de corrente supercondutor cerâmico. Uma possível solução à esta limitação é a combinação destes materiais com outros que tenham propriedades complementares, como os metálicos.
Com isso em mente, foi feito a deposição da cerâmica policristalina SmBa2Cu3O7- δ em uma cava produzida em aço inoxidável 304L. A junção resultante foi tratada termicamente por um método flash a 1060°C. A caracterização da junção foi feita por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura.
Além disso, foi desenvolvido, exclusivamente para esta dissertação, um método padronizado e reproduzível para a análise da geometria de grãos usando o software ImageJ. Os dados obtidos pelo método foram tratados estatisticamente de forma a obter-se uma conjectura a respeito dos parâmetros dos grãos de toda a cerâmica depositada com base em microscopias eletrônicas de varredura da microestrutura pela determinação da Função Densidade de Probabilidade (Gama, Weibull ou logaritmo-normal) mais adequada a cada caso.
Apesar do material não ter transicionado a temperaturas acima de 77K, pode-se verificar uma redução na geometria dos grãos em comparação à geometria da cerâmica original o que melhora a percolação da corrente supercondutora na passagem entre grãos.

Palavras chave: Cerâmica Supercondutora, Sm-123, Aço Inoxidável, AISI 304L.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910