UM Estudo Sobre Problemas de Potencial Estacionário em Meios Infinitos e Semi-infinitos Usando o Método dos Elementos de Contorno

Nome: FILIPE CESTARI COUTINHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE BULCÃO Examinador Externo
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador
JOÃO PAULO BARBOSA Examinador Externo
LUCIANO DE OLIVEIRA CASTRO LARA Examinador Interno

Resumo: A busca e compressão dos fenômenos físicos é um desejo do ser humano desde onde se há registro. Problemas cada vez mais complexos têm sido estudados e solucionados, em especial, nos últimos séculos. Os espaços infinitos e semi-infinitos apresentavam grande dificuldade de discretização devido à escassez de recursos para isso. Com o surgimento dos métodos numéricos, esses problemas tiveram sua possível solução mais próxima de ser encontrada. Desta forma, o método dos elementos de contorno apresenta uma grande vantagem em relação a outros métodos, devido sua particularidade quanto a otimização para discretização deste tipo de problemas.
Neste trabalho, problemas de potencial contendo meios infinitos, bem como de meios semi-infinitos, ambos bidimensionais, onde dimensões espaciais tendem ao infinito, são estudados, com apoio do uso do método dos elementos de contorno e o método das imagens. Os problemas abordados possuem variação quanto as suas condições geométricas, condições de contorno, além da malha e pontos fonte e de imagem utilizados na discretização do problema.
É observado que os resultados para os meios infinitos e semi-infinitos, estudados neste trabalho, são considerados satisfatórios, fornecendo resultados com agilidade e precisão.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910