Aplicação da Confiabilidade na Manutenção Preventiva de um Conmpressor de Ar

Nome: Bruno Martins Filho
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cherlio Scandian Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cherlio Scandian Orientador
Geraldo Rossoni Sisquini Examinador Interno
José Luiz Fernandes Examinador Externo

Resumo: Com o desenvolvimento de um plano de Manutenção através de análises estatísticas, podemos definir as periodicidades de manutenção, bem como acompanhar a evolução das taxas de falhas no tempo. Podemos reduzir os tempos de reparo através das análises das falhas, eliminando possíveis reincidências e também melhorando os métodos de diagnósticos durante as manutenções corretivas, reduzindo-se os tempos de parada.

Com a distribuição estatística de Weibull, podemos ver que sua aplicação permite determinar a fase de falhas prematuras (mortalidade infantil taxa de falha decrescente), fase de falha casuais ou aleatórias (taxa de falha constante) e a taxa de falha por desgaste (taxa de falha crescente).

Após a análise do histórico de falhas do compressor CP-102 e uso de ferramenta estatística para determinação dos parâmetros de correlação com a curva de confiabilidade, identificamos que o equipamento antes planejado para um intervalo de manutenção de 2 anos não era suficiente para a confiabilidade e estabilidade operacional. Foram analisados os dados e indicadores, ficando o tempo de manutenção para uma maior confiabilidade em aproximadamente de 9 meses, muito abaixo de equipamentos similares na ArcelorMittal Tubarão.

Desta forma constatou-se que o equipamento estava abaixo da confiabilidade e próximo da mortalidade infantil na curva de confiabilidade caracterizando vários erros no projeto da máquina. Foi sugerida uma mudança na estratégia de manutenção do compressor, para atendimento a uma confiabilidade de todo o sistema da fábrica de oxigênio e assim aguardar as ações de aquisição de um novo equipamento.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910