ESTUDO de Processo de Retificação Aplicado à Recuperação de Placas de Molde de Máquinas de Lingotamento Contínuo de Placas de Aço

Nome: ALEXANDRE AVELAR ALVES MENDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/07/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Examinador Interno
JALON DE MORAIS VIEIRA Examinador Externo
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador

Resumo: Este documento apresenta uma proposta alternativa ao processo de recuperação por usinagem das placas de cobre revestidas parcialmente com níquel do molde da Máquina de Lingotamento Contínuo da ArcelorMittal Tubarão utilizando o processo de retificação em substituição ao processo atual. O estudo objetiva, assim, verificar as condições atuais do processo e analisar a viabilidade técnica da retificação como alternativa para recuperação das placas de cobre em questão.

Variáveis de diversas naturezas motivaram este estudo uma vez que o processo atual de recuperação demanda um tempo excessivo e que a sugestão proposta confronta com o paradigma da utilização do processo de retificação na usinagem de materiais dúcteis. Adicionalmente, é do senso acadêmico e prático de que a rugosidade superficial das placas de molde tem influência no controle térmico do molde e possivelmente na qualidade superficial das placas de aço lingotadas.

Para o processo de retificação proposto foi avaliada a influencia de parâmetros de usinagem (velocidade de avanço da mesa e profundidade de corte) no acabamento final (rugosidade superficial) das amostras.

Com base em revisão de literatura e pesquisa bibliográfica, foi estabelecido um referencial teórico contextualizado para investigação do processo atual e orientação da experiência com o processo sugerido, visando analisar e comparar as características e limitações de cada um.

O estudo apresenta, além da análise dos processos atual e sugerido de recuperação de placas de molde, uma revisão sucinta do processo de lingotamento contínuo de placas de aço carbono e aspectos tribológicos relativos aos processos de usinagem por abrasão.
A conclusão deste trabalho apresenta resultados positivos na utilização da retificação, em termos de qualidade superficial e ganho de produtividade, sobre os processos convencionais de recuperação de placas de molde de máquina de lingotamento contínuo de placas de aço, apontando este processo como tecnicamente viável.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910