Análise da Dinâmica Acoplada de um Motor de Indução Trifásico Montado Sobre uma Base Elástica

Nome: WENDERSON LUIZ GANDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/10/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador
JUSSARA FARIAS FARDIN Examinador Interno
MÁRCIO COELHO DE MATTOS Coorientador
ROGER ROCHA Examinador Externo

Resumo: A análise da dinâmica dos sistemas formados pelo motor e sua estrutura de sustentação é de suma importância, pois existe uma interação entre eles e a influência mútua ocasiona uma grande variedade de fenômenos durante seu funcionamento. A fundação é responsável pelo suporte do rotor, através da interconexão com os mancais. Os mancais transmitem à fundação, as forças causadas pelo movimento do rotor. Os modos de vibrar da fundação são excitados pelo giro do rotor e também transmite vibração através dos mancais de volta ao rotor.
Os modelos matemáticos visam simular o comportamento dinâmico destes sistemas, com o objetivo de representar uma condição real e para prever a resposta do sistema. Essas respostas fornecem informações que podem ser aplicadas na solução de problemas durante a fase de projeto e auxiliar nos diagnósticos de falhas.
Nos últimos anos aconteceu gradativamente a substituição dos acionamentos baseados em Motores de Corrente Contínua (MCC) por acionamentos baseados em Motores de Indução Trifásicos (MIT) de Corrente Alternada (CA). A análise da dinâmica acoplada do motor CC e sua estrutura já foi extensamente estudada e os fenômenos ocorridos modelados.
O objetivo deste estudo é analisar o sistema composto de um suporte elástico com um motor de indução trifásico CA através de modelos dinâmicos acoplados, para identificar e verificar se os fenômenos de vibração não lineares são relevantes para este tipo de motor.

Palavras chave: oscilações não lineares, dinâmica de sistemas eletro-mecânicos, vibração de suportes elásticos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910