Desenvolvimento de metodologias para verificação de desempenho de medidores de vazão em escoamento multifásico operando em condições submarinas no Pré-sal

Resumo: Escoamentos de petróleos são tipicamente multifásicos por natureza, isto é, são compostos por fluxos de diferentes fluidos, tais como: óleo, água e misturas de gases. Na província do pré-sal brasileiro, a produção ocorre em condições termodinâmicas supercríticas, em elevada temperatura e pressão.
A produção em cada poço é escoada, individualmente ou concomitante a outros poços, para a planta de processamento, onde é realizada a separação da água, óleo e gás (A/O/G) para as respectivas destinações finais.
Entretanto, a fim de definir e controlar a produção, assim como realizar a apropriação local, são utilizados Medidores de Vazão Multifásicos - MPFM (multiphase flow meters, em inglês) que são instalados sobre o leito marinho e operam em condições de águas profundas, denominadas \\\\\\\"condições subsea\\\\\\\". Tal processo de medição é regulado por meio do Regulamento Técnico de Medição nº 44 de 15 de outubro de 2015 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP). Esse regulamento estabelece orientações metrológicas de medição fiscal e de apropriação de fluido multifásico usando MPFM.
O objetivo do MPFM é determinar as vazões individuais das fases: água, óleo e gás, de um escoamento multifásico, por meio da combinação e correlação das leituras de diversas tecnologias e diferentes princípios físicos associados, tais como:
- Impedância elétrica,
- Capacitância elétrica,
- Queda de pressão por elemento deprimogênio,
- Sensores radioativos.
No Brasil, ainda carece de regulamentos técnicos com requisitos mínimos com vista a garantir resultados de medição com certa precisão metrológica.

Data de início: 30/12/2022
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROGÉRIO RAMOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910