Influência da Variabilidade do Perfil de Velocidade do Escoamento sobre a Incerteza de Medição Ultrassônica de Vazão por Tempo de Transito

Resumo: O projeto visa à avaliação da influência da variabilidade do perfi de velocidade do escoamento sobre a estimativa de vazão feita através de medidores ultrassônicos por tempo de trânsito.
A medição ultrassônica vem ganhando cada vez mais espaço nas plantas industriais por causa das vantagens que lhe são intrinsecas, a saber: (i) baixa ou nenhuma intrusão no escoamento; (ii) possibilidade de medição através das paredes do dutos ou do carretel de medição; (iii) alta rangeabilidade, maior que todas as tecnologias concorrentes disponíveis.
Diversas pesquisas avaliam o desempenho dos medidores ultrassônicos em escoamentos mais complexos, tais como escoamentos de gás úmido , escoamentos de fluidos complexos e escoamentos multifásicos;
Na medição ultrassônica por tempo de transito, uma onda ultrassônica é emitida no escoamento e detectada por um receptor a determinada distância. A interação entre a frente de onda acústica e o escoamento é que permite, sob certas condições, a estimativa da velocidade de escoamento.
Esta interação, entretanto, pode envolver fenômenos bastante complexos, a depender do perfil de velocidade do escoamento, da turbulência presente e das propriedades do fluido. Por isto, uma série de correções é tecnologicamente feita para que a estimativa seja corretamente computada. Estas correções são mantidas sob segredo pelos fabricantes dos medidores, os quais se limitam a descrever os princípios básicos envolvidos na medição. Neste projeto os pesquisadores estudarão mais detalhadamente a interação da onda sonora com escoamento, com o intuito de mapear os principais fenômenos presentes e sua interferência na estimativa da velocidade de escoamento pela medições de tempos de transito da onda ultrassônica no fluido em escomento. O objetivo final é poder estimar a contribuição da variabilidade do perfil de velocidade na incerteza de medição da vazão pela tecnologia da medição ultrasônica por tempo de transito.

Data de início: 01/07/2010
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado RAMON SILVA MARTINS
Aluno Mestrado MARCELO AIOLFI BARONE
Aluno Mestrado LUIS FERNANDO DE QUEIROZ LAVEZZO
Aluno Mestrado FADY ABOUJAOUDE
Aluno Mestrado ROGÉRIO BOLZAN MATHIAS

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910