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UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA ROTA DE REPOTENCIAÇÃO BASEADA EM RECUPERAÇÃO DE CALOR RESIDUAL PARA O CONDICIONAMENTO DO AR DE COMBUSTÃO EM UM MOTOR ALTERNATIVO DE GRANDE PORTE

Nome: FRANCISCO MELLO FONSECA

Data de publicação: 16/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLA CESAR MARTINS CUNHA Coorientador
JOÃO LUIZ MARCON DONATELLI Coorientador
JOSE JOAQUIM CONCEICAO SOARES SANTOS Presidente
OSVALDO JOSÉ VENTURINI Examinador Externo
SILVIA AZUCENA NEBRA DE PÉREZ Examinador Externo

Resumo: Motores de combustão interna (MCIs) de usinas termelétricas localizadas em regiões de altas temperaturas e umidade, como é o caso de parte dessas plantas no Brasil, operam com derating preventivo para evitar a ocorrência de knocking. Por outro lado, esses motores rejeitam uma grande quantidade de calor para atmosfera, principalmente nos gases de exaustão, o que pode ser recuperado para produzir água gelada para o resfriamento e a desumidificação do ar de admissão, com o objetivo de aumentar a potência gerada. Um projeto de pesquisa e desenvolvimento foi realizado com o objetivo de projetar e instalar um sistema térmico experimental para avaliar a melhoria no desempenho de uma unidade geradora de uma usina termelétrica. Esse sistema térmico experimental foi projetado, seus equipamentos adquiridos, instalados e instrumentados para realização de testes. O sistema é composto por um chiller de absorção, que aproveita o calor dos gases de exaustão do motor, uma serpentina de resfriamento para o condicionamento do ar de admissão do motor e uma torre de resfriamento para resfriar o chiller e para auxiliar o radiador do motor. O sistema térmico experimental descrito foi instalado acoplado a um dos grupos geradores com o motor Wärtsilä 20V34SG, que gera 8,5 MW de potência elétrica, considerando as condições de derating causadas pelo clima quente e úmido no local da usina. Estudos preliminares previram um aumento na geração de potência elétrica, chegando a até 10 MW, o que representaria mais de 17% de aumento na geração de potência, sem ultrapassar a pressão média máxima nos cilindros e mantendo ainda o controle da válvula wastegate, conforme os requisitos de segurança estabelecidos pelo fabricante para o MCI. Duas campanhas de testes experimentais foram realizadas. Esta dissertação tem como objetivo apresentar e discutir os procedimentos e os resultados destes testes, mostrando que, durante os testes, a pressão média máxima nos cilindros foi atingida
quando a potência elétrica estava em 9,6 MW, representando quase 13% de potência adicional. O sistema térmico instalado apresentou um custo específico de investimento com uma economia de cerca de 28% em relação a
investimentos recentes em novos conjuntos motogeradores, demonstrando a viabilidade econômica do projeto.

Palavras-chave: Termelétrica a Motor de Combustão Interna; Recuperação de Calor Residual (WHR); Resfriamento e Desumidificação do Ar; Avaliação Experimental de Desempenho.

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