Avaliação Teórica Experimental de Atuadores Com Ligas de Memória de Forma a Base de Cu-Al-Ni Monocristais em Próteses

Nome: Christian Mariani Lucas dos Santos
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/01/2002

Resumo: O desenvolvimento das diversas ligas com memória de forma obteve um grande avanço nos últimos quarenta anos a partir do descobrimento e da produção em escala comercial das ligas policristalinas de níquel-titânio. As ligas com memória de forma policristalinas a base de cobre apresentam baixo custo, mas propriedades mecânicas inferiores em relação às ligas de Ni-Ti. O desenvolvimento de ligas monocristalinas a base de Cu tornou-se competitiva e atualmente este tipo de liga apresenta-se promissora pra a construção de atuadores.
A caracterização da liga com memória de forma monocristalina a base de Cu-Al-Ni para uso em atuadores de prótese é avaliada nesta dissertação, considerando a composição química, a resistividade elétrica, os métodos de aquecimento e o tempo de resposta para a realização de trabalho, bem como alguns dados de temperatura e potência.
Os resultados obtidos apontam para a viabilidade da construção de um atuador para próteses funcionais em estação de trabalho, visto que o consumo de energia apresenta-se elevado para este tipo de atuador ser utilizado em próteses portáteis.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910