Análise Numérica e Experimental do Processo de Transferência de Calor em Motores de BCS e Propostas de Processos de Resfriamento

Resumo: A bancada deve simular a transferência do calor gerado nos motores de BCS para o fluido bombeado. O objetivo é analisar e determinar os parâmetros de transferência de calor no escoamento anular de fluidos no espaço entre o motor e o revestimento do poço.
Conforme mostrado no croqui da bancada, o tubo principal simulando um revestimento de poço será montado na posição vertical, contendo elementos geometricamente similares aos componentes básicos de um sistema de bombeamento por BCS, tais como: um motor (simulado por uma resistência elétrica capaz de gerar calor proporcionalmente a um sistema real); selo ou proteção; um elemento geométrico perfurado para simular a BSC propriamente dita; “parker” de vedação e anéis centralizadores.
A fim de proporcionar escoamentos multifásicos em diversos padrões, o sistema de alimentação de fluidos será composto por tanques, bombas e medidores para os respectivos fluidos: óleo, água e ar. Existe a possibilidade de que o tubo possua uma seção transparente com filmagem digital de alta-velocidade para verificar o padrão de escoamento. Além da instalação de eletrodos igualmente espaçados em uma seção transversal para uso de tomografia elétrica 2-D e aplicação de técnicas de problema inverso para obtenção do contorno de fração de mistura (obs. técnica não intrusiva).
De forma a combinar os fluidos em diferentes padrões de escoamento multifásico, um misturador de fluidos deve ser instalado na entrada do tubo. Com o mesmo objetivo de se estabelecer diferentes padrões de escoamento, o tubo será instalado em uma estrutura que permita o giro em até 90º,

Data de início: 02/09/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado BRUNO FURTADO DE MOURA
Coordenador MARCIO FERREIRA MARTINS
Pesquisador RAMON SILVA MARTINS
Pesquisador ROGÉRIO RAMOS
Pesquisador CLEYTON CORREIA MENDONÇA

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910