Aquisição de Infraestrutura para atualização e desenvolvimento de projeto de P&D relacionado a Elaboração de metodologias para avaliação de parâmetros operacionais sobre o desempenho da medição de vazão de escoamento multifásicos

Resumo: O objetivo do projeto eh fornecer infraestrutura necessária ao projeto de P&D relacionado, intitulado \\\"Elaboração de metodologias para avaliação de parâmetros operacionais sobre o desempenho da medição de vazão de escoamento multifásicos\\\", também em processo de submissão e avaliação.
A aquisição, montagem e instalação de infraestrutura especifica eh necessária na medida em que o projeto aborda questões especificas da medicao de vazão de escoamento multifásico, que representa um desafio tecnológico a nível mundial.
Dessa forma não são conhecidas, em território nacional, instalações de pesquisa acadêmica em escala industrial para pesquisa tecnológica aplicada, o que justifica a solicitação de montagem de infraestrutura adequada nessas dimensões.
Por outro lado, a ocorrência de escoamentos multifásicos em tubulações horizontais, verticais e inclinadas,é bastante frequente na indústria de petróleo, desde a rocha-reservatório às unidades de separação, passando pela coluna de produção, linha de surgência e risers, além das unidades industriais de refinação.
Considerando as perturbações da pressão e a intermitência do escoamento causados por esta categoria de escoamento, na maioria das atividades industriais, o escoamento multifásico causa forte impacto no modus operandi dessas atividades e, com isso, sobre os seus custos operacionais.
Para minimizar o impacto causado pela ocorrência do escoamento multifásico, a medição em tempo real de propriedades e parâmetros (vazão, conteúdo de água no óleo, fração volumétrica, qualidade de vapor, dentre outros) é a solução mais adequada para caracterização da questão, com consequente redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos produtos, minimização de desperdícios e perdas de oportunidades.
Objetiva-se, neste estudo, apresentar soluções para os problemas gerados pelo escoamento multifásico, as vantagens apresentadas pela substituição dos métodos convencionais (amostragem, separação) de medição de propriedades e parâmetros em escoamento multifásico, por medidores multifásicos.

Data de início: 18/07/2019
Prazo (meses): 41

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROGÉRIO RAMOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910