CARACTERIZAÇÃO MECÂNICO-METALÚRGICA DE DEFEITOS SUPERFICIAIS EM RODAS FERROVIÁRIAS DE AÇOS CLASSE C E D AAR
Nome: ANA CLARA DONNA VOLPONI
Data de publicação: 30/04/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO CESAR BOZZI | Examinador Interno |
CHERLIO SCANDIAN | Presidente |
HÉLIO GOLDENSTEIN | Examinador Externo |
NATHAN FANTECELLE STREY | Coorientador |
Resumo: A crescente demanda por maior capacidade de carga e aumento do tráfego ferroviário destaca a necessidade de aprimorar estudos sobre defeitos em rodas, fundamentais para a eficiência e segurança no transporte ferroviário. Para prevenir defeitos prejudiciais, é crucial compreender os mecanismos de danificação durante o tráfego. Avaliando rodas fundidas e forjadas de aços classe C e D AAR, identificamos defeitos como shelling, calos de roda, spalling, desgaste côncavo, friso fino e escoamento da bandagem. Foi realizado medições de dureza ao longo do aro, microdureza nas regiões próximas à superfície e análises quantitativas e inclusões, espaçamento interlamelar, espessuras de camadas deformadas, ângulos e tamanhos de trincas. A microscopia ótica e eletrônica revelou as morfologias dos defeitos e sua interação com a microestrutura. Um extenso banco de dados foi gerado, indicando baixa influência dos processos de fabricação na gênese e defeitos, mas uma forte relação entre microdureza, camada deformada e encruamento superficial. A análise evidenciou a competição entre desgaste e fadiga de contato de rolamento como mecanismos de degradação das superfícies da roda.